Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica.


Caso não tenha visto os dois primeiros textos abaixo segue os links


Agora vamos às três últimas dificuldades que destaquei para buscar ajuda psicológica.

5. Achar que o psicólogo não vai dar conta.

Uma hipótese para acreditarem nisso é superestimar o problema. Muitas vezes, observa-se o problema de forma tão grande que acredita que ninguém poderá ajudá-lo. Reconhecer o problema é importante, desvalorizar o problema não é correto, entretanto, há uma forma saudável de lidar, por mais difícil que seja a situação, a orientação psicológica será um apoio e fortalecerá o paciente em situação vulnerável.

O psicólogo estudou o desenvolvimento humano, possui muitas técnicas e formas de buscar a melhor forma de atendimento para cada paciente. É importante confiar no profissional.
Caso o psicólogo entenda que aquele problema apresentado ele não conseguirá atender, poderá encaminhar para um profissional especializado na demanda apresentada, ou seja, não deixará o paciente desamparado. O importante é não deixar de buscar ajuda.

6. Achar que não precisa.

No primeiro texto, o primeiro ponto destacado é falta de conhecimento, e este item também tem relação com esta questão, ou seja, por falta de conhecimento não consegue compreender como a orientação psicológica pode ajudar. Além disso, há casos os quais por questões internas da própria dinâmica psíquica da pessoa não consegue identificar as próprias limitações, reconhecer as limitações não é fácil e para algumas pessoas são praticamente insuportáveis.
 Lembrando que a busca de orientação psicológica nem sempre precisa estar atrelado a alguma patologia, a busca também pode ser para melhorar o desenvolvimento pessoal, melhorar as habilidades, conhecer-se e tudo isso é importante para melhorar a qualidade de vida e manter uma mente saudável.

7. Uma conversa de amigos já me ajuda.

A relação da psicoterapia com conversa de amigos tem se tornado muito comum. Há a ideia de que  a psicoterapia é algo que vai te relaxar, trazer sentimentos positivos, assim como uma boa conversa de amigos. Conversa de amigos realmente traz bem estar, e, é saudável. Entretanto, o processo de psicoterapia age  de uma forma mais profunda e fundamentada. Em uma sessão é necessário muitas vezes  acessar conteúdos que trazem desconforto ao paciente, mas é necessário para que ocorra melhora. Não devemos dispensar uma conversa de amigos, serão perdidas boas risadas, bons momentos que despertam sentimentos agradáveis. Perder um processo psicoterápico perde-se um ganho no desenvolvimento psíquico, mudança de comportamento significativa e saudável entre muitas outras perdas importantes.

Existem outras dificuldades não destacadas aqui. Caso queria saber um pouco mais deixe um comentário ou entre em contato comigo ficarei feliz em responder.

Para encerrar essa série das dificuldades de buscar ajuda psicológica ressalto a citação de Ryad Simon:

Suponho que as pessoas procuram o médico por medo da morte; e procuram o psicoterapeuta por medo da vida. A vida nos coloca permanentemente em situações angustiantes.

Esta publicação é informativa sem fins terapêuticos. 

VEJA TAMBÉM: 

Levanta a mão quem tem medo de ir ao psicólogo?


Dicas para melhorar a autoestima

 

5 diferenças entre conversa de amigos e psicoterapia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário