Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Você é uma pessoa de valor?


Todo mundo quer ser amado, e é pelo amor que muitas vezes nos sentimos valorizados.
Em geral são os pais que são os primeiros a passarem esse sentimento ao nascermos. E nem todos tem a oportunidade de ter esses afetos nos primeiros momentos da vida.



Para aprofundar no assunto precisamos entender o que é valorizado. Tudo que valorizamos tem uma influência direta da cultura.

O dinheiro tem um valor mensurável culturalmente especialmente no mundo empresarial ele tem um peso nas relações interpessoais.

Por isso as fotos na internet as quais indicam que a pessoa na foto está com dinheiro, faz com que tenham muitas curtidas e ela acaba sendo valorizada pelos que estão "de plateia". 

Já viu essa frase "Ele era tão pobre, que só tinha dinheiro".



O valor que quero falar aqui hoje é o valor pessoal.

Isso é reconhecimento das suas qualidades.

Todo mundo tem qualidades! Então, não vem não, me dizer "eu não tenho qualidades". Observe bem, talvez você precisa se conhecer melhor.

Muitas vezes a pessoa não consegue conquistar seu objetivo por que não reconhece o seu valor. Tem uma baixa autoestima e não confia na sua própria força.

O que você valoriza?

Sua imagem? O que você faz? O que você tem? As pessoas que você conhece?

Que tal começar o ano reconhecendo o seu valor?



Por exemplo, como amigo. Qual é sua qualidade em uma relação com amigos? Você é engraçado? Escuta? Apoia?  É sincero? Pega no pé quando precisa?

Na sua relação familiar. Você se considera um bom filho? Um bom irmão ou irmã? Você gostaria de ter você como seu parente? Imagine-se no lugar da sua mãe,  você se orgulharia em ter um filho como você?

No ambiente de trabalho, o que você faz de melhor? Você se dedica? Você se importa com o resultado do seu trabalho?

Liste suas qualidades. 
E seus defeitos? Liste também. 
Se conhecer é importante, com seus defeitos você sabe onde precisa melhorar. 

Tudo isso tem a ver com a imagem que você tem de você mesmo. Se você não costuma refletir sobre você mesmo, acho muito difícil você se conhecer, e se conhecer pode mudar sua vida!

Hoje, já adulto, você pode escolher mudar o que não está muito bom, manter e valorizar o que tem de bom isso irá te trazer muita saúde emocional e física, acredite.

E se você percebeu que não tem muitas qualidades, que não se viu um bom amigo. Você pode melhorar, pode adquirir qualidades, porém, pergunte as pessoas que te cercam, seus amigos, as vezes, você só está sendo muito duro com você mesmo.

Qual o valor que você tem para você mesma e para as pessoa que o cercam?

A resposta dessa pergunta dependerá de muitos fatores um deles é a sua história.

Crianças que tiveram confirmadas suas qualidades pelos pais, amigos, escola e familiares tem maior tendência a ter uma autoestima elevada. O que contribuirá muito para se sentir capaz de realizar muitas coisas no seu desenvolvimento.

Outro fator é como você reagiu a tudo que enfrentou de dificuldade desde de criança.

O valor pessoal é construído na infância.

Ame-se!



VEJA TAMBÉM:


Dicas para melhorar a autoestima

O que acontece na sessão de psicoterapia?

Amor patológico

 

 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário