A autoestima é um fator fundamental na saúde mental de todos nós e os pais podem contribuir muito para que seu filho tenha uma autoestima elevada.
Contribuindo para melhorar a autoestima do seu filho você promoverá:
Saúde mental;
Aumentar as chances de ele realizar seus objetivos;
Melhorar a capacidade de aprendizagem;
Melhorar no relacionamento interpessoal;
E na habilidade social.
Os benefícios são muitos então vamos as dicas.
Pais muito rígidos! Cuidado!
Em geral pais muito rígidos tendem a diminuir a autoestima do filho.
Claro, que é importante estimular a criança a buscar sempre melhorar e desempenhar cada vez melhor o que se propõe a fazer, entretanto se você não estimular a criança ou adolescente de uma forma correta poderá só irá prejudicá-lo.
Em geral pais muito rígidos impõe muitas condições e regras (não que regras não sejam necessárias) de uma maneira incisiva, este comportamento pode vir a passar a mensagem para o filho que ele só será amado se atender as expectativas dos pais, que em geral são altas, ou/e ficam com medo da reação parental quando cometem um erro, pois sabem que a bronca vai ser pesada. Todo esse comportamento rígido faz com que a criança cresça não se sentindo capaz de realizar conforme os pais sempre idealizaram e desperta o sentimento de insegurança e incapacidade.
Ao estimular seu filho procure palavras de motivação que demonstre que você confia no potencial dele.
"Eu acredito que você é capaz "
"Você tem condições para conseguir, tente"
"Se não der certo estamos juntos, mas acredito no seu potencial"
" Tente dar o seu melhor, errar faz parte da vida, continue tentando eu acredito que você é capaz de conseguir"
Busque palavras positivas, ameaças em geral só diminuem a autoestima da criança.
Pais que elogiam! Parabéns!
Pais que lembram de elogiar os filhos quando se comportam de maneira adequada! Isso ajuda a alimentar uma imagem do filho que ele tem reconhecimento do seu comportamento, fazendo isso o pai reforça a segurança da criança e/ou adolescente.
Em geral quando a criança se comporta bem não recebe atenção, e quando se comporta mal recebe atenção, mesmo que negativa. Ao dar bronca é uma atenção negativa.
Elogie seu filho quando estiver de bom humor, elogie quando ele conseguiu fazer algo mesmo que pequeno elogiar e dar valor para pequenos gestos ajuda não só a melhorar a autoestima, mas também a aumentar a confiança em você.
Diálogo!
Uma boa conversa pode ajudar a autoestima do seu filho. Ele precisa ser ouvido, saber que existe interesse nele. Muitas crianças percebem que os pais não estão achando nada importante do que ele está falando sobre o que aconteceu na escola. É difícil muitas vezes parar e ouvir as crianças quando se está trabalhando, e, precisa fazer tantos afazeres domésticos, mas saiba que ouvir seu filho é um presente muito grande para a criança e se você souber ouvir pode ser um presente para você também.
Estas são algumas dicas para que você ajude a melhorar a autoestima do seu filho, tudo isso irá melhorar não só a autoestima do seu filho, mas também a convivência entre vocês.
Boa sorte! E fique a vontade para comentar ou perguntar.
VEJA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário