Esse sentimento pode ser a pedra no caminho que impede muitos de crescerem, emocionalmente, profissionalmente e nas relações afetivas.
A insegurança pode surgir de muitas formas, uma delas é na criação. Pessoas que não tiveram reconhecidas suas conquistas quando pequenas, como por exemplo o trabalho da escola, os desenhos que faziam e mostravam para os pais, uma série de comportamento do ambiente onde elas viviam passavam a "mensagem" que o que a criança produziu não era tão bom assim.
Pessoas que tiveram pais muito rígidos que sempre buscam o melhor da criança, mesmo com boa intenção, os pais neste comportamento podem ter contribuído para uma pessoa insegura.
Esse sentimento também pode aparecer a partir de constantes cenas de falhas cometidas e gerando um trauma na pessoa que não consegue desempenhar determinadas tarefas porque a cena retorna na memória da pessoa mesmo sem que ela queira o que causa bastante sofrimento.
Nas olimpíadas podemos assistir o Diogo Hipólito.
Durante 8 anos teve que lidar com a cena do seu primeiro tombo de bumbum em plena olimpíadas, seu erro foi visto e reproduzido por muitas mídias. Além, de ter que lidar com o seu erro precisou lidar com a imagem também de forma física em diversos meios de comunicação. Atualmente, venceu esse desafio, esse medo e insegurança e é um medalhista olímpico.
Ele teve ajuda de um profissional para conseguir vencer os seus medos, teve um período de depressão e com ajuda profissional ele conseguiu conquistar, não desistiu.
Use o exemplo dele, não desista. Você pode conseguir o que quiser mas, precisa tentar.
A ansiedade pode ser gerada pela insegurança.
Isso acontece porque pessoas inseguras não se sentirem confiantes para enfrentar o novo, alimentam-se de situações catastróficas que imaginam que podem acontecer e elas não conseguirem enfrentar essa situação.
A autoestima tem relação direta com a insegurança. A forma que você se compreende pode continuar alimentando o sentimento de insegurança.
No próximo texto irei falar sobre dicas de como lidar com a insegurança.
Esse texto não tem fins terapêuticos. Tem o objetivo de esclarecer e/ou informar.
VEJA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário