Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Indicadores de risco de suicídio





Indicadores de Risco de suicídio




Os maiores índices de suicídio não estão no Brasil, Japão e Estados Unidos possuem os maiores indicies de suicídios entre os jovens principalmente. A cultura é um fator determinante nestes casos. No entanto, como se trata de um país populoso, está entre os dez países com maiores números absolutos de suicídio (7.987 em 2004)[1].



Abaixo listado os indicadores de risco ao suicídio.

  • Tentativa anterior ou fantasias de suicídio.
  • Disponibilidade de meios para o suicídio.
  • Ideias de suicídio abertamente faladas.
  • Preparação de um testamento.
  • Luto pela perda de alguém próximo.
  • História de suicídio na família.
  • Pessimismo ou falta de esperança.

Segundo o Manual do Suicídio[2] existem três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio:



Ambivalência: desejo de morrer e viver.

Impulsividade: pode ser transitório e durar alguns minutos ou horas, geralmente desencadeado por eventos negativos do dia a dia.

Rigidez/constrição: a consciência do sujeito funciona de forma dicotômica: tudo ou nada. Os pensamentos, sentimentos e ações estão constrito, ou seja, constantemente pensa sobre o suicídio como a única forma de solução. Pensam de forma rígida e drástica “a única solução é a morte”.




O manual de prevenção ao suicídio ainda alerta os profissionais da saúde a se atentarem as frases pessimistas, por trás destas pode haver sentimentos e desejos de um suicida. O manual descreve quatro sentimentos principais de quem pensa em se matar são eles: Depressão, Desesperança, Desamparo e Desespero. Refere-se a estes sentimentos como a “a regra dos 4D”. Portanto, as frases de alerta (frases pessimistas referindo-se a morte) + 4D = investigação do profissional. Necessário investigar cuidadosamente pode ser um potencial suicida.


Frases de alerta[3]



“Eu preferia estar morto”.

“Eu não posso fazer nada”.

“Eu não aguento mais”.

“Eu sou um perdedor e um peso pros outros”.

“Os outros vão ser mais felizes sem mim”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário