Esse texto abre série: "Perguntas dos leitores". Recebo perguntas dos leitores e muitos perguntaram sobre ansiedade.
Imagem tirada da internet
Antes de ler o texto você percorreu todo ele para ver o quanto ele é longo? Pode estar ansioso para entender logo sobre esse assunto ou sem muito tempo para introdução e quer ir logo ao finalmente, comportamento comum hoje em dia, onde tempo é dinheiro, onde estamos super atarefados, não podemos de deixar de checar as redes sociais, as mensagens de whatsApp, e o vídeo mais comentado no YouTube.
Ansiedade é um sentimento normal diante de situações ameaçadoras ou por um evento que tenha muita expectativa. Esse sentimento desperta pensamentos do que pode vir acontecer, se bem utilizado ele é benéfico, é importante antecipar eventos para se precaver caso seja necessário. Porém, se é um sentimento muito intenso que causa sintomas físicos e atrapalha no dia a dia precisa ser cuidado.
Origem
Ansiedade pode ser consciente, ou seja, você sabe porque está se sentindo e consegue explicar, ou inconsciente, é aquela que você não consegue entender porque está se sentindo tão ansioso. A ansiedade que não consegue entender ou explicar para conseguir entender é preciso um processo de psicoterapia ou psicoterapia breve, dependendo do caso, para conseguir identificar a origem.
Agora, você consegue identificar se sua ansiedade é consciente ou inconsciente.
Há possibilidade de a ansiedade ter origem genética, neste caso desde de a infância há manifestações de ansiedade.
Imagem tirada da internet
Sintomas
A ansiedade pode ter sintomas físicos: insônia, sudorese, mãos tremulas, aceleração do coração, dores no peito, dores no estômago, tensão muscular entre outros.
E sintomas psicológicos: medos irracionais, apreensão, preocupação excessiva, medo de tudo sair do controle, pensamentos catastróficos entre outros.
Se você identificou que tem os sintomas físicos mencionados e percebe que é com muita frequência é necessário procurar uma orientação de um profissional. O psicólogo ajuda a entender a origem e aos poucos ajudando o paciente a diminuir a ansiedade. Caso seja um transtorno de ansiedade o psicólogo encaminha para o psiquiatra, pois será necessário medicação. Ainda com medicação é importante fazer a psicoterapia.
E como lidar com a ansiedade?
Não existe fórmula mágica. É importante compreender como é a sua ansiedade? Para conseguir lidar com a ansiedade existem exercícios, porém a forma mais eficaz de ajudar é a psicoterapia. Dependo da gravidade, como já informado, é necessário medicação e para isso é necessário procurar um médico psiquiatra.
Segue algumas dicas que podem ajudar.
Respiração
Imagem tirada da internet
Quando começar os sintomas foque na respiração. Respire fundo e devagar. Tente ouvir sua inspiração e expiração. Os pensamentos devem estar focado na respiração.
Concentre-se. Procure fazer esse exercício por dez minutos.
Imagem tirada da internet
A ansiedade tem relação com preocupações futuras e geralmente o ansioso quer controlar tudo, manter tudo sobre o devido controle para que nada de errado aconteça. Claro que podemos fazer de tudo para evitar inconvenientes, mas é importante considerar que imprevistos acontecem e se souber lidar de maneira saudável o imprevisto pode virar algo muito melhor do que esperava. Procure ser flexível com imprevistos.
Entender que tudo está sob controle assim no pé da letra pode estar sendo prepotente.
A tendência de o ansioso querer controlar tudo que o cerca pode estar relacionado a tentativa de organizar internamente, ou seja, pode estar se sentindo confuso e organizando tudo que o certa ajuda a sentir-se aliviado por alguns momentos.
Imagem tirada da internet
Você está inseguro! Primeiro passo reconheça. Procure entender porque está inseguro. Verifique se suas inseguranças tem elementos reais. Procure melhorar suas habilidades para se sentir mais seguro. Procure reconhecer suas qualidades.
Caso negue sua insegurança irá agravar ainda mais o estado ansioso. É difícil reconhecer que é inseguro, mas se conseguir fazer isso é um passo importante para diminuir a ansiedade.
É importante reconhecer perdas e aprender ligar com elas. Há aquele ansioso que não consegue tolerar a perda e tem dificuldades de lidar com frustrações. Tudo isso é possível melhorar em um processo de psicoterapia.
Quer saber mais? Indico o site De bem com a Ansiedade . Clique em "De bem com a Ansiedade" e conheça o site focado somente neste assunto.
Se quiser perguntar
também entre em contado através do e-mail joycesouza.psico@gmail.com,
deixe um comentário no final do texto e ou no próprio Blog no lado
direito da tela.
VEJA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário